Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24639

Compartilhe esta página

Título: A contribuição da produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal na construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências
Autor(es): VIEIRA, Sebastiao da Silva
Palavras-chave: Ensino audiovisual; Vídeo digital; Ciências - ensino fundamental; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 23-Fev-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho apresenta uma pesquisa de intervenção e participante que analisa como a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola municipal traz contribuições para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Para isso foram usadas referências para atender a quatro campos temáticos: o uso das tecnologias digitais no contexto escolar; a contextualização dos conteúdos no ensino de ciências; comunicação e mediação na escola; e por fim a produção de vídeo digital no ensino de ciências. A metodologia utilizada de caráter qualitativo, empregando questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Anteriormente, os inícios dos trabalhos dos discentes, foram realizados oficinas de criação de vídeo digitais, em seguida, na fase pré-produção aplicou-se um questionário com os discentes e o docente da disciplina e realizada duas entrevistas semiestruturadas, na fase pós-produção com os discentes e o docente. Os resultados mostram que a produção de vídeos digitais trouxeram contribuições significativas para os discentes desde a participação na oficina de produção de vídeos, até a etapa de conclusão e apresentação do vídeo digital em sala de aula. Com isso, os discentes utilizaram a produção do vídeo digital como uma metodologia diferenciada, fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Discentes realizadores, aprendizes e autores na elaboração do vídeo, pesquisando informações referentes ao conteúdo, realizando leituras, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, utilizando as tecnologias digitais na produção, divulgando e participando de debates de forma coletiva. Os mesmos construíram os conhecimentos proposto no ensino de ciências trouxeram para a prática o conteúdo curricular estudado e com isso reforçaram a discussão sobre o uso e produção do vídeo digital como instrumento educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24639
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sebastião da Silva Vieira.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons